08/03/2009

Hum...


Ontem fomos a Estocolmo porque era o dia de anos da Malin - esposa do Daniel, um dos irmãos do Johan (digo "esposa" porque me soa muito estranho dizer "mulher"; não sei porquê...). Estava um frio desgraçado, mas mesmo assim andámos pela cidade numa tentativa de sight-seeing. Pareceu-me uma cidade muito bonita, por isso, imagino que no verão seja deslumbrante. A parte que gostei mais foi a cidade velha, onde as ruas são estreitas (a rua mais estreita, tem apenas 90cm de largura) e as casas são uma de cada qualidade e cor e estão um bocado inclinadas, ora para aqui, ora para ali. Também passámos pelo Palácio Real que será restaurado entretanto com dinheiro do município (parece que o rei aqui não é assim tão rico quanto isso...) porque a princesa herdeira, Victoria, vai-se casar em breve (não sei se será já neste verão ou no próximo) com um moço daqui de Örebro. Ah, também vimos a igreja onde ela se vai casar. Deve ser uma festarola daquelas...
As lojas de souvenirs aqui vendem cavalos de madeira chamados Dalahäst de cores diferentes, chapéus de viquingues e peluches de alces.
Podem dizer que os suecos são distantes e frios, mas até agora tenho-os achado muito simpáticos. Também é verdade que só tenho contactado com a família do Johan e pouco mais e também é verdade que onde quer que se vá, tratam-se sempre bem os acompanhantes dos membros da família, por isso não seria de esperar que toda a família dele me tratasse de outro modo senão bem.
As pessoas aqui não ajudam caso isso lhes possa causar algum incómodo: é tão normal dizer "não" como dizer "sim". Por exemplo, quando se pede aos avós para cuidarem dos netos durante o fim de semana nem sempre se recebe um "sim" como resposta: os avós se calhar também querem ir passear eles mesmos. Apesar de ainda achar isto um bocado estranho, começo a pensar que se calhar devíamos aprender a ser um pouco assim. Os pais têm o dever de educar e cuidar dos filhos e é sempre bom ajudar e receber ajuda, mas nunca devemos esquecer as nossas próprias aspirações. Talvez não devessemos ter filhos, simplesmente.
Anywho, ja perdi completamente sobre o que ia escrever...
Em Setembro estive no casamento da Malin e do Daniel em Vaasa, na Finlândia. Foi bastante diferente do que o que eu estava habituada: uma igreja sem imagens de santo algum (igreja protestante), apenas 90 convidados, nada de exageros de comida... Foi mesmo diferente. E agora, apesar de estarem casados, para já estão a morar ela em Estocolmo e ele não sei onde por causa do trabalho e estudos (Mestrado) que estão a fazer. É comum isto acontecer. Por exemplo, até há uns meses atrás, a mãe do Johan estava em Linköping e o pai dele em Malmö...
Isto tudo para dizer que estou a gostar de aqui estar e que me consigo imaginar a morar cá melhor do que me imagino a morar em Portugal. Só sinto falta da família e amigos; dos gatos e da comida da minha mãe! E do sol claro...
E por falar nisso, está a nevar outra vez...

1 comentário: